Hyundai gastou R$ 12,5 mil em publicidade para cada carro vendido mo Brasil

A Hyundai CAOA foi a terceira na lista das empresas que mais investiram em publicidade no Brasil no ano passado, considerando companhias de todos os setores – ficou atrás somente de Casas Bahia e Unilever. Assim, foi disparada a líder dentre as companhias do setor automotivo isoladamente, com mais de US$ 1,3 bilhão injetados em propaganda somente no ano passado.

Os dados são do instituto Ibope Monitor e foram divulgados na quarta-feira 2, e consideram o valor de tabela de anúncios veiculados na televisão aberta, jornais, revistas, rádio, outdoors, TV por assinatura, cinema e internet – ou seja, o cálculo não leva em conta eventuais descontos negociados, que são normalmente de praxe no mercado.

O valor aplicado pela Hyundai-CAOA em 2010 ficou 77,9% acima do investido em 2009. A montadora superou no ranking empresas de venda de varejo de grande volume como, por exemplo, a Ambev.

De posse dos dados do Ibope Monitor a Agência AutoData relacionou o valor investido por cada fabricante em publicidade com o número de unidades licenciadas da marca em 2010. Como era esperado novamente a Hyundai apareceu na frente ao gastar R$ 12,5 mil para cada veículo vendido no País no ano passado. A disparidade é grande, pois a vice-líder nesta correlação, a Kia Motors, que pertence ao mesmo grupo coreano que a Hyundai, gastou pouco mais da metade em propaganda para cada carro vendido, R$ 6,8 mil.

Importante ressaltar que nesta conta entram apenas as empresas presentes no Top 30 Anunciantes divulgado pelo Ibope Monitor. Destas, oito são do setor automotivo: Hyundai CAOA, Fiat, Volkswagen, Ford, General Motors, PSA Peugeot Citroën, Renault e Kia, pela ordem.

A General Motors foi, destas, a que menos gastou em propaganda no Brasil por carro vendido: R$ 923. Das quatro grandes a que teve maior investimento nesta correlação foi a Ford, com R$ 1,7 mil por veículo vendido, incluindo caminhões.

Veja o ranking:

 

A Fiat aumentou em 18,8% seus investimentos em publicidade, mas foi superada pelo Bradesco e ficou na sétima posição geral dos anunciantes. A Ford e a GM também perderam posições, e caíram de décimo para 14º e de 12º para 15º, respectivamente.

As demais subiram posições: a VW era 14ª em 2009 e ficou na décima em 2010, enquanto a PSA Peugeot Citroën subiu da 25ª para a 21ª posição. Renault e Kia, que completam o ranking, não apareciam dentre os trinta primeiros em 2009.

 

Da Autodata