Hyundai iniciará em março produção de motores em Piracicaba

Segundo sindicato dos metalúrgicos, nova unidade está em desenvolvimento para a montagem dos propulsores do Creta e do HB20

A fábrica de motores da Hyundai, que está em construção no mesmo terreno onde estão as linhas de montagem dos modelos HB20 e Creta, em Piracicaba (SP), vai operar a partir de março, segundo informações do sindicato dos metalúrgicos do município. A entidade afirma que a edificação já foi concluída e que, no momento, estão sendo instalados equipamentos no local.

Procurada pela reportagem, a Hyundai informou, no entanto, que a data não está definida ainda, mas que “a construção segue como planejado e informações mais detalhadas serão fornecidas oportunamente”. Segundo planejamento da montadora, o processo inicial de produção envolverá montagem CKD de kits de componentes enviados da Coreia do Sul, onde está localizada a casa matriz da companhia.

O sistema será empregado enquanto a empresa estiver finalizando partes das linhas da nova unidade, como a área de usinagem e montagem final. Os motores que serão produzidos aqui, por ora, ainda estão em definição pela montadora – será a partir dessa escolha que a empresa definirá o tamanho do aporte que fará no local afora o já despendido para construir a fábrica anexa.

No final do ano passado a prefeitura havia divulgado que a montadora planejava uma fábrica de motores na região ao custo de R$ 350 milhões. O valor do investimento, no entanto, ainda não foi confirmado pela empresa. Afora a produção de motores a nova unidade deverá abrigar outras áreas da companhia, como centros de desenvolvimento.

Do Automotive Business