Hyundai mostra novo i30 no Salão de São Paulo
A Hyundai CAOA apresentará a nova geração do hatchback i30 no Salão do Automóvel de São Paulo. O modelo, que até o fechamento deste texto ainda não tinha preço definido pela CAOA e começa a ser vendido em janeiro do ano que vem, traz visual e mecânica renovadas e o foco principal de sem desenvolvimento foi em relação à eficiência energética e na segurança. O modelo será vendido em uma versão única e o único opcional será o teto solar panorâmico.
O visual abusa de vincos marcantes e linhas bem definidas, com destaque também para a grade dianteira hexagonal, seguindo o conceito de “Escultura Fluida”, tendência que começou com o conceito ix-onic de 2009, do Salão de Genebra, e que se tornou comum a todos os modelos lançados pela marca coreana.
O i30 passou por um processo de downsizing, abandonando o antigo motor de dois litros, passando a utilizar o novo GAMMA 1.6 flex, versão desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, que entrega 128 cavalos quando abastecido com etanol (122 cv com gasolina). Segundo a marca o novo motor oferece o equilíbrio ideal entre desempenho e economia.
O motor conta com bloco e estrutura de alumínio, duplo comando de válvulas (DOHC) com variação do tempo de válvulas continuamente variável (CVVT). Uma novidade é o sistema de gestão de carga do alternador (EPMS), que muda a força do campo magnético aplicado e faz com que o motor gire o alternador somente quando necessário, evitando desperdício de energia.
A nova transmissão automática de seis marchas é o avanço mais perceptível do i30 no breve test-drive que a Quatro Rodas realizou com o modelo. As trocas são suaves, as marchas bem escalonadas, garantindo mais conforto, e as respostas são rápidas. De acordo com a Hyundai CAOA, isso garante uma redução no consumo (aliada a um peso menor) e uma boa performance – prova que vamos tirar em breve, quando testarmos o modelo na pista.
O novo i30 conta também com o botão ECO, que deve ser acionado quando se tem a intenção de dirigir de forma econômica. Além de tornar a reação ao pedal do acelerador mais suave, ele monitora a vazão do combustível e avisa o motorista quando ele não está conduzindo o veículo de maneira eficiente.
Outra novidade interessante é o flex Steer, que atua na direção elétrica assistida, alterando o nível de assistência e sensibilidade. São três opções, Comfort, Normal e Sport -que vão da assistência total e alta sensibilidade aos movimentos (ideal para estacionar ou para congestionamentos) até a baixa assistência e sensibilidade (indicada para uma condução mais esportiva).
Do Exame