Hyundai prepara fechamento e venda de fábrica russa
A Coreia do Sul, diferente do Japão, não havia aderido diretamente ao embargo imposto pela União Europeia, EUA e aliados à Rússia, por conta da invasão da Ucrânia. Com isso, montadoras como Hyundai e Kia pareciam livres para atuar no mercado russo, porém, a situação local não é das melhores e pelo menos a Hyundai prepara sua saída da Rússia.
Ainda que não oficial, já se comenta na Rússia que a fábrica da Hyundai em São Petersburgo, parada há algum tempo, está sendo preparada para venda. Nas redes sociais, fontes comentam que a Hyundai está parada em São Petersburgo desde março e que os carros que estavam na linha foram retirados. Enquanto isso, os empregados estão sendo dispensados gradativamente e sabe-se que haverá mais demissões no final de outubro.
A direção da Hyundai Motor Rússia pediu um relatório de risco sobre o destino da unidade e foi feita “uma análise do cenário e consequências da venda da fábrica russa”. Apesar de não ser a decisão da montadora, a análise dá uma ideia do que deve acontecer, haja visto que a conclusão para venda é que a empresa “não pode realizar atividades financeiras normais”. Todos os aspectos negativos foram apontados para uma venda da fábrica, incluindo até mesmo a condição financeira dos consumidores e trabalhadores.
O relatório apontou que, apesar dos custos crescentes, especialmente em energia elétrica, água e custos trabalhistas, os impostos permanecem, indicando que Moscou não aliviou para o setor automotivo. Sem poder importar e nem remeter lucros ao exterior, a operação da Hyundai fica cada vez mais distante de retornar e a marca coreana deve logo se desfazer da planta e sair do mercado russo.
Do Notícias Automotivas