Hyundai quer aumentar localização, prepara seis lançamentos e vai usar Anápolis

Fabricante sul-coreana planeja leva de importados e produção na unidade da Caoa em Goiás

A operação da Hyundai Motor Brasil (HMB) é uma das mais eficientes entre as montadoras no país. Tanto que a fabricante sul-coreana precisa recorrer a importados e se valer da planta da Caoa em Goiás para ampliar seu portfólio. O problema é que, ao mesmo tempo em que pretende aumentar o índice de localização em sua fábrica de Piracicaba (SP), a Hyundai não tem para onde correr. Atualmente, a unidade paulista opera em sua capacidade limite, que é de 210 mil unidades por ano.

Inaugurada em 2012, a fábrica de Piracicaba produz 42 carros por hora em três turnos. De lá saem o SUV Creta, que acaba de ser renovado, e a linha HB20 nas variantes hatchback e sedã. Sem ter para onde crescer por lá – a unidade inicialmente tinha capacidade para 120 mil carros/ano e hoje não consegue ampliar a área construída -, a Hyundai busca uma maior localização. Atualmente o HB20 tem 70% de índice de nacionalização. Já o Creta chega a 60%. “Queremos chegar a 80% de localização na planta”, diz Airton Cousseau, CEO da Hyundai para Américas do Sul e Central.

Sendo assim, resta à Hyundai se valer de velhos parceiros para atingir o objetivo. Após a reformulação do acordo com o Grupo Caoa, quando a HMB assumiu totalmente as operações da marca no país, é a vez de aproveitar a capacidade ociosa de Anápolis (GO). Lá a Caoa produz os SUVs da linha Caoa Chery (Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8), e pelo novo formato da parceria voltou a montar o caminhão leve Hyundai HR para ser distribuído pela rede HMB.  A ideia é ampliar a produção de modelos em Anápolis e desenvolver um parque de fornecedores local.

A unidade (que tem capacidade para 90 mil/ano), inclusive, retomou a produção do New Tucson (na verdade, a velha geração do SUV médio). O plano para os dois próximos anos é aumentar a produção de modelos da Hyundai na fábrica da Caoa. Assim, os mais cotados são justamente o atual Tucson vendido lá fora e a aguardada picape médio-compacta Santa Cruz, que usa a mesma plataforma do SUV. Entre as estreias para o ano que vem, um nome certo é o do novo Santa Fe. Outros cotados para seguir com a eletrificação da marca são o Ioniq 3 e o Kona.

Do Automotive Business