Ibope mostra que Dilma pode vencer no 1º turno

Candidata petista tem 51% dos votos válidos e Serra, 38%; diferença entre os dois mais do que dobrou

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira (16/08) pelo Jornal Nacional da Rede Globo indica que, se as eleições fossem hoje, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, poderia vencer no primeiro turno. A petista teve 51% das intenções do votos, superior à soma de todos os outros candidatos.

Caso fossem computados apenas os votos válidos, isto é, sem as parcelas de votos em branco e nulos, o segundo colocado seria o candidato tucano, José Serra, com 38% das intenções de voto. Marina Silva, do PV, ficaria com 10%.

Considerados os votos em branco e os indecisos, Dilma ficou com 43% das intenções de voto. Serra obteve 32% e Marina, 8%, Os demais candidatos não somam 1%. Os entrevistados que declararam que votariam em branco chegam a 7% e os indecisos, a 9%. A vantagem de Dilma para Serra desde a última pesquisa Ibope, feita no começo de agosto, mais do que dobrou: aumentou de cinco para 11 pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Eventual segundo turno 
O Ibope também pesquisou a possibilidade de um segundo turno entre Dilma e Serra e a petista também ficou em vantagem. A ex-ministra de Lula ficaria com 48% dos votos, enquanto que Serra ficaria com 39%. Brancos e nulos somariam 8%. Na simulação do segundo turno, Dilma aumenta a vantagem de Serra, em relação à pesquisa Ibope do começo de agosto, de cinco para nove pontos percentuais.
 

Do ABCD Maior