Igreja Católica: Amazônia é tema da Campanha da Fraternidade
Lançada ontem pela Igreja Católica em Belém, no Pará, a Campanha da Fraternidade deste ano quer sensibilizar todos os brasileiros para a importância da preservação e o uso sustentável das florestas, e também incentivar o respeito pelas populações que as habitam. Amazônia e Fraternidade – Vida e missão neste chão é o tema da campanha, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A cidade de Belém foi a escolhida porque o Pará é dos que mais sofre agressões ambientais entre os Estados amazônicos. Segundo o IBGE, o Pará é responsável por um terço do total de 665 mil quilômetros quadrados de florestas destruídas na região.
O coordenador executivo da campanha, padre Carlos Toffoli, explica que o objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a dura realidade em que vivem os povos da Amazônia, devido ao modelo equivocado de exploração econômica da floresta.
“As campanhas, em geral, apresentam muitos bons resultados. Um deles é a tomada de consciência da realidade dos temas para os quais elas são voltadas. Dessa forma, muitas pessoas passam a se relacionar de modo mais sensível com temas que antes lhes pareciam indiferentes”, afirmou o religioso.
Coleta da Solidariedade – Como parte da Campanha, o Domingo de Ramos (1º de abril) será dedicado à Coleta da Solidariedade em todas as dioceses brasileiras. A ação vai destinar recursos para a melhoria de vida na região, através de programas de educação e projetos de geração de renda e economia solidária que beneficiem agricultores, pescadores, mulheres, indígenas e quilombolas.