Importação de veículos sobe 34,7%
Rossana Lana / SMABC |
O Brasil se transformou em um grande importador de veículos. De janeiro a agosto foram importados 531 mil, o que representa um aumento de 34,7% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram comprados 394 mil unidades no exterior, divulgou ontem a Anfavea – associação das montadoras. Boa parte dessas compras foram das montadoras instaladas aqui.
“A importação está comendo uma parte da produção nacional”, denunciou Sérgio Nobre (foto), presidente do Sindicato. “É por causa deste crescimento que algumas montadoras fizeram paradas na produção esta semana. Elas ajustaram seus estoques”, explicou.
Ele disse que o comprador com renda maior deixa o carro popular e busca um modelo mais sofisticado. Como esse modelo não é fabricado no Brasil, o consumidor vai para o importado. “Se o crescimento das importações continuar, teremos problemas com o emprego em breve”, advertiu Sérgio Nobre.
O dirigente reiterou a necessidade das fábricas ampliarem o mix de produção e desenvolver modelos mais avançados para competir com os importados. “As montadoras têm que investir na fabricação de veículos de acordo com o desejo do mercado”, concluiu.
Produção supera 320 mil unidades
A Anfavea divulgou nesta quinta-feira (8) que a produção em agosto no Brasil atingiu 325,3 mil unidades, 5,9% a mais que em julho.
Neste ano, já saíram 2,34 milhões de unidades das linhas, alta de 4,4% em relação aos oito meses de 2010. As exportações somaram 44,9 mil veículos em agosto, uma redução de 3,5% em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano houve incremento de 5,2%, com 341,3 mil veículos vendidos ao exterior.
Da Redação