Importação de veículos sobe 34,7%

 

Rossana Lana / SMABC

O Brasil se trans­formou em um grande importador de veícu­los. De janeiro a agosto foram importados 531 mil, o que representa um aumento de 34,7% em relação ao mesmo período de 2010, quan­do foram comprados 394 mil unidades no exterior, divulgou on­tem a Anfavea – asso­ciação das montadoras. Boa parte dessas com­pras foram das monta­doras instaladas aqui.

“A importação está comendo uma parte da produção nacional”, de­nunciou Sérgio Nobre (foto), presidente do Sindicato. “É por causa deste cres­cimento que algumas montadoras fizeram pa­radas na produção esta semana. Elas ajustaram seus estoques”, explicou.

Ele disse que o comprador com renda maior deixa o carro popular e busca um mo­delo mais sofisticado. Como esse modelo não é fabricado no Brasil, o consumidor vai para o importado. “Se o cresci­mento das importações continuar, teremos pro­blemas com o emprego em breve”, advertiu Sér­gio Nobre.

O dirigente reite­rou a necessidade das fábricas ampliarem o mix de produção e de­senvolver modelos mais avançados para compe­tir com os importados. “As montadoras têm que investir na fabri­cação de veículos de acordo com o desejo do mercado”, concluiu.

Produção supera 320 mil unidades
A Anfavea divul­gou nesta quinta-feira (8) que a pro­dução em agosto no Brasil atingiu 325,3 mil unidades, 5,9% a mais que em julho.

Neste ano, já sa­íram 2,34 milhões de unidades das linhas, alta de 4,4% em rela­ção aos oito meses de 2010. As exportações somaram 44,9 mil veículos em agosto, uma redução de 3,5% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano houve incre­mento de 5,2%, com 341,3 mil veículos vendidos ao exterior.

Da Redação