Importados: Vendas caem 28% na quinzena

O volume de licenciamentos de veículos trazidos do Exterior por importadores caiu na primeira quinzena de fevereiro. BMW, Chery, Hafei, Kia, Land Rover e Suzuki, algumas das marcas de maior volume considerando-se as associadas à Abeiva, emplacaram quase quatro mil unidades no período, 28% a menos do que na primeira metade de fevereiro do ano passado. É o que aponta levantamento exclusivo da Agência AutoData. Na mesma comparação o mercado total evoluiu 4,4%.

Neste cálculo não está incluída a Jac Motors, terceira marca no ranking da associação dos importadores: a empresa só iniciou vendas no País em março de 2011 – caso somada, portanto, o cálculo estaria distorcido.

Ainda assim, quando considerados os 892 licenciamentos da fabricante de origem chinesa no período, o volume total de importados Abeiva ainda está abaixo da primeira quinzena de fevereiro de 2011. São 4 mil 867 deste exercício ante 5,5 mil do ano anterior.

Na comparação com a primeira metade de janeiro os licenciamentos dos importadores cresceram 9,3%, enquanto o mercado total evoluiu 14,6% nesta análise.

Os modelos importados pelas associadas Abeiva passaram a recolher trinta pontos porcentuais a mais de IPI desde 15 de dezembro do ano passado, além dos 35% de imposto de importação.

Algumas empresas absorveram parte dos aumentos dos custos e outras ainda têm algumas unidades com o IPI antigo no estoque. É o caso da Jac Motors, que não só deixou de elevar preços até agora como os reduziu em R$ 1 mil para os modelos J3.

José Luiz Gandini, presidente da Abeiva, afirmou no início deste mês à Agência AutoData acreditar que o mercado de importados volte ao ritmo normal apenas em março, quando todas as marcas estiverem com as tabelas ajustadas à nova realidade. A expectativa da associação é de queda de 20% nas vendas de suas associadas no total de 2012.

Da Agência Autodata