Imposto de Importação muda em três setores para apoiar indústria
O governo federal resolveu alterar o Imposto de Importação de uma série de bens de capital, informática e Telecom. A lista completa dos itens foi publicada nesta quarta-feira (21) no “Diário Oficial da União”. De acordo com a medida, as portarias incluem os maquinários e outros produtos no regime de “Ex-tarifários”, que é um mecanismo que reduz temporariamente o custo de determinados produtos para auxiliar a indústra brasileira, quando não houver a produção nacional.
A resolução número 68 altera para 2%, até 31 de dezembro de 2012, as alíquotas do Imposto de Importação incidentes sobre uma lista de mais de 200 itens chamados de “bens de capital”. Entre eles estão máquinhas como “prensas-tesouras hidráulicas” e “equipamentos automáticos de medição tridimensional de carrocerias e subconjuntos de veículos automotores”.
Um artigo da resolução trata especificamente de sistemas integrados, aos quais a alteração tributária “somente se aplica quando se tratar da importação da totalidade dos componentes especificados em cada sistema, a serem utilizados em conjunto na atividade produtiva do importador”.
Do G1