Imposto de Renda: Correção da tabela é questão de justiça

O presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo (foto), voltou a cobrar ontem do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, uma resposta ao pedido de correção da tabela do Imposto de Renda.

A decisão para fazer esta cobrança foi tomada depois de o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ter declarado na última sexta-feira que o governo não pretende corrigir a atual tabela do Imposto de Renda.

Em carta enviada a Palocci, Feijóo reiterou sua preocupação com os novos enqua-dramentos salariais da categoria após a data-base. “Com o reajuste na data-base, muitos companheiros pulam da alí-quota de 15% para 27,5%. Uma outra parte, que hoje não declara, começa a ter o desconto”, argumentou Feijóo.

Segundo ele, por estas contas, muitos trabalhadores correm o risco de não sentirem o reajuste no bolso já que uma parte do salário irá para o Imposto de Renda. “A correção da tabela é uma questão de justiça fiscal. Sabemos da necessidade que o governo tem de arrecadar, mas isso não pode ser feito com o confisco de parte dos salários”, protestou o presidente do Sindicato.

Feijóo lembrou do compromisso assumido por Palocci durante o 4º Congresso quanto à correção, e da recente reunião com técnicos da Receita Federal que estiveram na Sede do Sindicato ouvindo as reivindicações dos metalúrgicos.

“Depois de tudo isso, esperávamos uma notícia positiva do governo”, ressaltou Feijóo, acrescentando que a correção da tabela é um dos pontos de mobilização da campanha salarial e luta histórica da categoria.