Imprensa: Tentativa de manipulação continua
A Folha de S.Paulo de quarta-feira da semana passada publicou ampla matéria onde denuncia que dois dias após a reeleição de Lula, o PT divulgou discretamente no seu site na internet o programa do presidente para democratizar os meios de comunicação.
É mentira. O programa estava no site do PT, e com grande destaque, desde setembro. Por que o jornal mentiu? “Para passar a idéia de que o PT escondeu do eleitor uma informação que era essencial para ele decidir o voto, só a revelando depois da eleição”, explica o jornalista e professor da USP, Bernardo Kucinski.
Na quinta-feira, a Folha republicou a notícia na internete e o Estado de S.Paulo em seu site e no jornal. Nos dias seguintes, ela foi repetida em centenas de jornais e sites por todo o Brasil.
A imprensa obedecia a conhecida tese de Hitler, segundo a qual uma mentira repetida mil vezes se torna verdade.
Mas a Folha ia adiante. O programa do PT propõe uma série de incentivos econômicos que permitem baratear o preço dos pequenos jornais para aumentar o número de leitores. Para a Folha, este objetivo democratizante se tornou o oposto.
A matéria diz que o PT pretende usar os bancos públicos para favorecer certos jornais e revistas para que passem a defender o governo. Várias outras tentativas de manipulação ocorreram na matéria.
“A proposta, que é bem abrangente, nunca foi publicada na íntegra, ou mesmo resumida, pela grande imprensa”, denuncia Kucinski. “Com que propósito? Se fosse para debatê-la, criticá-la a sério, não seriam necessários esses truques”, prossegue. “Desconfio que a proposta vai ter o mesmo tratamento dado pela grande imprensa à criação do Conselho Federal de Jornalismo e outras iniciativas do governo, que foram desqualificadas para que seu mérito não seja discutido”, conclui o jornalista.