Incentivo: Convênio prevê atuação conjunta de empresas

A Agência de Desenvolvimento ABC e o Sebrae-SP assinaram segunda-feira convênio que prevê a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) para os setores de autopeças, plásticos e ferramentarias.

De acordo com o coordenador do projeto, Ciomar Okabayashi, o APL tem o objetivo de impulsionar formas de atuação conjunta entre as pequenas e microempresas participantes. Já existem 340 acordos semelhantes em todo o País e o do ABC é o primeiro numa região metropolitana.

Segundo Paulo Dias, diretor do Sindicato que participou da elaboração do projeto, cabe ao Sindicato agora indicar empresas para tomarem parte do convênio e avaliar critérios de entrada, segundo o perfil destas empresas. “Dificilmente terão acesso fábricas com FGTS e INSS atrasados ou que mantém atitudes anti-sindicais”, explicou ele.

Com recursos de R$ 1,7 milhão do Sebrae e mais R$ 100 mil da Agência ABC, o APL será dirigido para três áreas industriais: 25 fábricas de autopeças, 25 de plásticos e 10 de ferramentaria que empreguem até 99 trabalhadores.

O convênio irá fornecer a essas pequenas e microempresas instrumentos e o conhecimento para criarem um novo modelo de atuação conjunta na compra de matérias-primas e insumos, nos planos de marketing, nas estratégia de vendas e no acesso ao mercado externo.

“Queremos um sistema que incremente a economia regional, produza benefícios para essas empresas e também para o ABC, entre eles novos empregos e mais renda”, afirmou Dias.