Inclusão Digital: Parceria implanta dois Telecentros
Duas unidades de Telecentro, programa federal de inclusão digital, estão funcionando na região através de parceria da qual participa o nosso Sindicato.
O programa consiste na recuperação de micros considerados ultrapassados nas empresas estatais e empresas mistas, com sua utilização junto à população sem acesso a computadores.
Espaço
As salas estão instaladas na Sede Regional de Diadema e na Escola Padre Leo, em São Bernardo. Cada sala tem 10 micros e 20 alunos por período.
Em Diadema, os micros e a instalação estão a cargo do Banco do Brasil, o Sindicato entra com o espaço e a energia elétrica, enquanto a Fundação Florestan Fernandes mantém os professores.
Os computadores utilizam software livre e a população não precisa pagar pela sua utilização.
Paulo Dias, diretor do Sindicato, destaca que o governo anterior leiloava os micros considerados superados, enquanto o governo Lula os utiliza em projetos sociais.
Ele disse que para compensar a baixa capacidade dos micros, eles funcionam em rede e têm um servidor potente. “Os alunos não saem perdendo”, garante.
Outro ponto destacado por Paulo Dias é o incentivo do governo federal à utilização do software livre. “Barateia o custo e aumenta o acesso”, explicou.