Índia começa a ampliar a mistura de etanol na gasolina

A Índia deu mais um passo para ampliar o uso do etanol por sua frota circulante. Atualmente a mistura do álcool é de 10% e a ideia é dobrar este porcentual em 2025. Entretanto 84 bombas de gasolina de três varejistas de combustível estatais, em onze Estados, já começaram a oferecer o chamado E20, e dois meses antes do previsto.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Narendra Modi durante a abertura da Semana da Energia da Índia 2023. Segundo o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, a experiência de quase cinquenta anos do etanol produzido e consumido em grande escala tem contribuído bastante para essa agenda e nos últimos quatro anos o Brasil intensificou a cooperação técnica com o país, que já começa a produzir veículos flex.

De acordo com o cronograma do governo indiano a primeira fase dessa transição tem como objetivo levar a gasolina com 20% de etanol a quinze cidades, com expansão progressiva a todo o país ao longo dos próximos dois anos. Até 2014 a mistura era de 1,5%, passando para 10% em 2022.

Da AutoData