Indicador aponta alta de 9,2% na indústria

O principal avanço foi registrado no setor de autoveículos: 2,9% na passagem de junho para julho

Segundo o indicador de Produção Industrial Mensal (PIM) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o resultado da produção in­dustrial mensal de julho de 2010 registrará crescimento de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.  Em comparação com junho deste ano, a previsão é o número tenha crescido 0,9% na produção com ajuste sazonal.

Em julho, todos os indicadores setoriais registraram crescimento na comparação com o mesmo perío­do de 2009. Os índices são os mesmos utiliza­dos no modelo de previsão da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas, expedição de papelão ondulado, produção de autoveículos e carga de energia.

O principal avanço foi registrado no setor de autoveículos: 2,9% na passagem de junho para julho. Na comparação com o mesmo período de 2009, houve alta de 12,1%. Também houve aumento no indicador de fluxo de veículos pesados: 1,1% na comparação com junho e 11,4% com julho de 2009.

O indicador Carga de Energia ficou estável na comparação com o mês anterior. Na comparação com julho de 2009, houve crescimento de 7,2%. A única queda foi registrada no indicador referente às vendas da indústria de papelão ondulado: -0,4% com relação a junho. Na comparação com julho de 2009, no entanto, a variação foi positiva, de 12%.

Produzido pelo Grupo de Análise e Previsões da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, o indicador PIM é divulgado antes dos números oficiais da PIM-PF serem lançados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do Portal Brasil