Índice de Preços ao Produtor fecha abril com deflação de 0,38%

Com o resultado de abril, a inflação ao produtor fechou os primeiros quatro meses do ano com alta acumulada de 1,3

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) fechou abril com deflação de 0,38% em relação março. A taxa voltou a registrar inflação negativa pelo segundo mês consecutivo, uma vez que em março o percentual já havia acusado baixa de 0,21% em relação a fevereiro deste ano.

 

Os dados constam da pesquisa Índice de Preços ao Produtor (IPP) e foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado de abril, a inflação ao produtor (na porta da fábrica) fechou os primeiros quatro meses do ano com alta acumulada de 1,36%, contra 1,75% do fechamento de março. No acumulado dos últimos 12 meses (taxa anualizada), a inflação do setor já chega a 7,14%, contra 7,98% do acumulado de março.

Em abril, os preços das indústrias de transformação variaram, em média, menos 0,38% em relação a março, com 11 das 23 atividades apresentando variações positivas de preços, contra seis do mês anterior. As quatro maiores variações de abril foram: fumo (-2,83%), outros equipamentos de transporte (-2,73%), madeira (-2,33%) e farmacêutica (2,26%).

 

Da Agência Brasil