Indústria alemã de autopeças está de olho no mercado brasileiro

Após perder para o Brasil a posição de quarto maior mercado de veículos do mundo no ano passado, a Alemanha busca novas oportunidades no mercado oponente. A VDA, entidade que reúne as empresas da indústria automotiva alemã, estará presente na Automec 2011, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que terá início na terça-feira, 12, em São Paulo, visando ganhar espaço e representatividade no mercado nacional de reposição.

Em entrevista exclusiva à AutoData o diretor da VDA, Klaus Bräunig, justificou o interesse na mostra: “O crescimento do Brasil é muito importante para a Alemanha: não só é o quarto maior mercado do mundo, mas mantém um crescimento estável também no mercado de reposição”.

Bräunig acredita que empresas brasileiras e alemãs podem unir-se em parcerias e joint ventures em busca de inovação – para ele a única característica a tornar empresas competitivas.

“As empresas precisam investir em treinamento e novas tecnologias para competir neste mercado, porque muitos concorrentes estão chegando.”

As empresas alemãs que vêm para a Automec mostrarão novas tecnologias para automóveis relacionadas principalmente a redução de emissões e segurança. Bräunig adianta que as peças alemãs mostrarão o aumento da complexidade dos sistemas “e que os veículos estão menos mecânicos e mais mecatrônicos”.

Da Autodata