Indústria automobilística comemora quadrimestre positivo e começa a calcular impacto de chuvas no RS
A tragédia provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul terá impacto nas montadoras e indústria de autopeças. Primeiro pela perda de produção e de vendas de veículos e autopeças na região. Além disso, o transporte desses itens nas rodovias que ligam o Sul ao resto do país e aos vizinhos do Mercosul foi prejudicado. Mas a principal preocupação dos dirigentes dessa indústria está relacionada às perdas que a catástrofe provocará no agronegócio, um setor que alimenta, em grande parte, a venda de picapes, caminhões e máquinas no país.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes (Sindipeças), o Rio Grande do Sul representou 12% do faturamento da indústria de autopeças em 2023, que totalizou R$ 12,8 bilhões. O Estado também responde por 11% das exportações de peças. As inundações arrefeceram o clima de comemoração que tomou conta do setor pelos resultados do primeiro quadrimestre. Abril fechou com níveis elevados de vendas e produção, o que comprova que o ritmo de recuperação do mercado brasileiro manteve-se firme.
Com o salto em abril, a produção acumulada no quadrimestre somou 760,1 mil unidades, 6,3% acima do mesmo período do ano anterior, segundo o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na comparação com março, a produção subiu 13,5%. Já em relação a abril de 2023, a elevação foi de 24,2%. O acumulado de vendas no ano, de 735 mil unidades, ficou 16,3% superior ao dos quatro primeiros meses de 2023.
No ano passado, o patamar de 220 mil unidades só foi superado em julho, com estímulo do programa do governo, e dezembro, tradicionalmente o mês mais aquecido de cada ano. O setor continua, por outro lado, sem motivos para comemorar no mercado externo. As 27,3 mil unidades exportadas representaram queda de 16,4% em relação a março. No acumulado do ano, o volume de 109,6 mil veículos ficou 26% inferior ao do primeiro quadrimestre de 2023.
Do Valor Econômico