Indústria automobilística japonesa anuncia recuperação após tsunami

Há pouco mais de um ano, um terremoto seguido de tsunami devastou a costa nordeste do Japão e determinou um enorme desafio ao povo daquele país. A tragédia do dia 11 de março de 2011 está superada agora, pelo menos em relação à indústria automobilística – um dos setores mais prejudicados pela catástrofe. Representantes das três principais marcas nipônicas – Toyota, Nissan e Honda – anunciaram um considerável salto no volume de produção em abril passado, tanto no Japão quanto no exterior.

De acordo com a Associated Press, o anúncio dá indícios de que a indústria automobilística japonesa finalmente se recuperou, inclusive em relação à cadeia internacional de produção. Muitas fábricas de montadoras nipônicas instaladas em outras partes do mundo foram prejudicadas devido à dificuldade de abastecimento de peças e componentes oriundos das unidades nipônicas. O comunicado das fabricantes japonesas também coincide com a recuperação da Toyota, no primeiro trimestre, da posição de maior montadora do mundo, superando a General Motors.
 
A Toyota conseguiu triplicar sua produção em território japonês no mês passado, atingindo 352.973 veículos, enquanto seu volume no exterior subiu 64,8%. A Nissan cresceu 94% dentro do Japão, com 85.734 unidades produzidas, enquanto a produção no exterior aumentou 39,2%, totalizando 283.788 veículos. E a Honda, uma das mais prejudicadas pela catástrofe no ano passado, anotou alta de 514,4% para 87.049 veículos, além de crescimento de 112,5% fora do Japão, chegando a 264.614 carros.

Do Motor Dream