Indústria automobilística prepara nova onda de investimentos no Brasil

A indústria automobilística brasileira prepara outra onda de investimentos no País com destaque para novas fábricas, ampliação de capacidade pro­dutiva, lançamentos de carros globais e locais e projetos de pesquisa e desenvolvimento. Os novos projetos vão atender diferentes categorias de con­sumo, dos carros de luxo aos populares, passando pelos uti­litários esportivos.

A confirmação, ontem, da pri­meira fábrica da marca alemã de luxo BMW no País, que será cons­truída em Santa Catarina, desen­cadeou interesse de marcas premium que já atuaram no Brasil e agora querem voltar, como a Au­di e a Mercedes-Benz.

A japonesa Honda, seguindo a estratégia da conterrânea Toyo­ta, tem planos de entrar no seg­mento de compactos a partir de 2014, o que exigirá uma nova fá­brica no País. Antes disso, a em­presa iniciará a produção, em Su­maré (SP), de um utilitário es­portivo (SUV) de pequeno porte que se somará à linha atual dos modelos Fit, City e Civic.

“No longo prazo vamos entrar no segmento de compactos e já estamos planejando a ampliação de nossas instalações”, disse on­tem o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, que está no Brasil para participar o Salão do Automóvel de São Paulo, evento que abre as portas ao pú­blico amanhã.

Antes desse passo, a Honda vai ampliar seu centro de pesqui­sa para desenvolver produtos no Brasil e não depender só da ma­triz. “Vamos investir mais R$ 100 milhões para fortalecer essa área”, anunciou Ito.

A Hyundai, que iniciou a pro­dução do compacto HB20 em se­tembro, em Piracicaba (SP), inaugurou na semana passada um segundo turno de trabalho para dar conta da demanda. Em janeiro, a empresa lança um segundo veículo, o HB20X, versão crossover do modelo e, em mar­ço, um sedã da mesma família.

Em feito inédito, a Volkswa­gen mostrou ontem o Taigun, SUV que o grupo trata como con­ceito, mas será fabricado em vá­rios países, inclusive no Brasil. “Pela primeira vez o grupo esco­lheu o Brasil para um lançamen­to mundial”, disse o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, que ainda faz segre­do sobre os planos de produção do modelo global. No domingo, ele anunciou investimentos de quase R$ 750 milhões para as fá­bricas de automóveis de Taubaté e de motores de São Carlos.

O novo regime automotivo, o Inovar-Auto, também está apres­sando investimentos. A Nissan vai inaugurar em janeiro de 2014 sua fábrica no Rio de Janeiro com a produção do compacto March (hoje importado do Méxi­co) e pretende chegar ao fim do ano com a produção de quatro modelos, outro fato inédito para uma montadora local. Um deles será um SUV pequeno mostrado ontem como conceito. “O Brasil é o quarto maior mercado mun­dial e em breve será o terceiro, por isso nossos planos são ambi­ciosos”, disse François Alain, diretor-geral da Nissan.

 

Do Estado de S. Paulo