Indústria automobilística prepara nova onda de investimentos no Brasil
A indústria automobilística brasileira prepara outra onda de investimentos no País com destaque para novas fábricas, ampliação de capacidade produtiva, lançamentos de carros globais e locais e projetos de pesquisa e desenvolvimento. Os novos projetos vão atender diferentes categorias de consumo, dos carros de luxo aos populares, passando pelos utilitários esportivos.
A confirmação, ontem, da primeira fábrica da marca alemã de luxo BMW no País, que será construída em Santa Catarina, desencadeou interesse de marcas premium que já atuaram no Brasil e agora querem voltar, como a Audi e a Mercedes-Benz.
A japonesa Honda, seguindo a estratégia da conterrânea Toyota, tem planos de entrar no segmento de compactos a partir de 2014, o que exigirá uma nova fábrica no País. Antes disso, a empresa iniciará a produção, em Sumaré (SP), de um utilitário esportivo (SUV) de pequeno porte que se somará à linha atual dos modelos Fit, City e Civic.
“No longo prazo vamos entrar no segmento de compactos e já estamos planejando a ampliação de nossas instalações”, disse ontem o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, que está no Brasil para participar o Salão do Automóvel de São Paulo, evento que abre as portas ao público amanhã.
Antes desse passo, a Honda vai ampliar seu centro de pesquisa para desenvolver produtos no Brasil e não depender só da matriz. “Vamos investir mais R$ 100 milhões para fortalecer essa área”, anunciou Ito.
A Hyundai, que iniciou a produção do compacto HB20 em setembro, em Piracicaba (SP), inaugurou na semana passada um segundo turno de trabalho para dar conta da demanda. Em janeiro, a empresa lança um segundo veículo, o HB20X, versão crossover do modelo e, em março, um sedã da mesma família.
Em feito inédito, a Volkswagen mostrou ontem o Taigun, SUV que o grupo trata como conceito, mas será fabricado em vários países, inclusive no Brasil. “Pela primeira vez o grupo escolheu o Brasil para um lançamento mundial”, disse o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, que ainda faz segredo sobre os planos de produção do modelo global. No domingo, ele anunciou investimentos de quase R$ 750 milhões para as fábricas de automóveis de Taubaté e de motores de São Carlos.
O novo regime automotivo, o Inovar-Auto, também está apressando investimentos. A Nissan vai inaugurar em janeiro de 2014 sua fábrica no Rio de Janeiro com a produção do compacto March (hoje importado do México) e pretende chegar ao fim do ano com a produção de quatro modelos, outro fato inédito para uma montadora local. Um deles será um SUV pequeno mostrado ontem como conceito. “O Brasil é o quarto maior mercado mundial e em breve será o terceiro, por isso nossos planos são ambiciosos”, disse François Alain, diretor-geral da Nissan.
Do Estado de S. Paulo