Indústria automobilística: Recordes históricos batidos
A produção e as exportações de veículos acumuladas até o mês passado bateram todos os recordes e registraram o melhor outubro da história da indústria automobilística no Brasil. A informação foi divulgada ontem pela Anfavea, o sindicato das montadoras.
De janeiro a outubro, foram construídas 2,2 milhões de unidades, alta de 4,5% na comparação com o mesmo período de 2005. Em outubro, a indústria automobilística produziu 226 mil veículos, uma expansão de 11% em relação a setembro.
Ainda segundo a Anfavea, as montadoras já exportaram neste ano R$ 21 bilhões, o que representa um acréscimo de 8,5% sobre o obtido no mesmo período do ano passado. Só em outubro, as exportações somaram R$ 2 bilhões, uma alta de 6,1% em relação a setembro. A procura por carros no País teve alta de 10% no ano.
As exportações subiram em razão do aumento do interesse, principalmente da Argentina, e do aumento de preços dos veículos. No entanto, houve queda de unidades exportadas. De 778 mil, em 2005, para 735 mil, uma redução de 6%.