Indústria de caminhões segue em queda com efeito do Euro 6
A produção de caminhões somou 40,1 mil unidades até maio, recuo de 31,3% na comparação com igual período do ano passado. De acordo com Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, que divulgou os dados na terça-feira, 6, a produção está bem abaixo do ano passado por causa da chegada da motorização Euro 6, que reduziu a demanda até agora.
Em maio foram produzidas 8,4 mil unidades, queda de 39,8% comparado com maio do ano passado e alta de 15,7% com relação a abril: “Mesmo com essa alta na comparação com o mês anterior ainda estamos em patamar muito abaixo do que foi 2022”.
Os emplacamentos registraram queda bem menor no acumulado, de 4,2% comparado com 2022, somando 44,7 mil vendas, porque o mercado consumiu os veículos Euro 5 que estavam nos estoques das concessionárias. O volume vendido em maio foi 20,9% menor do que o registrado no ano passado, mas 5,1% maior do que as vendas em abril.
Bonini também apresentou a divisão de vendas dos Euro 6 produzidos em 2023 e dos Euro 5 que foram produzidos até o dia 31 dezembro, sendo que apenas 17,1% do total vendido foi de veículos fabricados em 2023. Segundo ele, usando como base o histórico dos últimos cinco anos, este porcentual deveria ser de 37% no acumulado. As exportações caíram 24,2% no ano, somando 6,8 mil caminhões. Em maio foram embarcadas 1,3 mil unidades, retração de 42,4% sobre igual mês do ano passado e alta de 30,3% na comparação com abril.
Da AutoData