Indústria: Emprego cresce pelo 9º mês
A indústria brasileira abriu novos postos de trabalho pelo nono mês seguido em agosto, revela pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
O resultado confirma dados divulgados pela Fiesp no começo da semana, que revelaram que a indústria de São Paulo voltou a criar vagas.
De acordo com o relatório, o emprego no setor produtivo cresceu 0,21% em relação a julho. Frente a agosto do ano passado, a alta foi de 2,28%, a maior nesse tipo de comparação em 2006.
Para a CNI, o mercado de trabalho industrial respondeu rapidamente a evolução da atividade econômica dos últimos meses. “Essa abertura de vagas tem sido a grande surpresa dos indicadores industriais”, avaliou o economista Paulo Mol, da CNI.
O crescimento ocorre, principalmente, em setores como o de extração mineral e o de alimentos. Mol acredita que se a indústria prosseguir em sua recuperação nos próximos meses, o avanço atingirá outros setores.
Outro dado positivo que ele apontou foi o aumento de horas trabalhadas, que cresceram 1,69% em relação a agosto do ano passado. Queda de juros e aumento da renda dos trabalhadores são os motivos do crescimento, segundo a CNI.
“Isto tem levado a substituição de horas extras e empregos temporários por contratações com carteira assinada”, concluiu Mol.