Indústria: Emprego e renda crescem
Mais uma pesquisa confirma que o emprego e a renda continuam crescendo.
Desta vez, o IBGE informa que o nível de emprego na indústria brasileira aumentou 1,1% no ano passado. Já a renda dos trabalhadores (medida pelo valor real da folha de pagamentos) cresceu 3,4% em 2005.
A economista Denise Cordovil, uma das responsáveis pelo levantamento, analisa que o resultado do emprego industrial no ano passado foi consistente com o ritmo de produção da indústria, que fechou o ano com uma taxa 3,1% mais alta.
Já o crescimento da renda, conforme a economista, cresceu por causa da inflação baixa durante o ano passado.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) fechou em 5,69%, a menor taxa desde 1998.
No ABC, emprego formal é o maior desde 98
A taxa de emprego formal (com carteira assinada) cresceu 6% no ano passado no ABC, segundo o Observatório Econômico da Prefeitura de Santo André.
Foram abertas 41 mil novas vagas, o que elevou para 645 mil o número total de trabalhadores formais. O número é o maior desde 1998.