Indústria: Emprego volta a crescer

O nível de emprego na indústria brasileira cresceu 0,6% em maio em comparação a abril, depois de dois meses de queda.

O número faz parte da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se a comparação for com abril do ano passado, o emprego industrial teve expansão de 3%. Foi o 14º mês seguido de resultado positivo, com as admissões superando as demissões em 11 das 14 regiões pesquisadas.

As contratações continuam estimuladas por segmentos ligados à agroindústria e ao setor automobilístico.

Nos primeiros quatro meses deste ano, o aumento no nível de emprego também foi de 3% perante o mesmo período de 2004.

O nível de emprego no setor industrial ficou positivo nos 12 meses encerrados em abril. Ele mostrou avanço de 3%, que é maior taxa desde novembro de 2002.

Salários voltam a cair. Um bom motivo para ir à assembléia.

Depois de quatro meses de crescimento, a média salarial da indústria brasileira caiu 2% em abril se comparada a março, de acordo com a mesma pesquisa do IBGE.

Este é um motivo a mais para todos participarem da assembléia de amanhã. Não que o salário dos metalúrgicos empregados atualmente tenha diminuído.

Porém, uma das reivindicações da campanha é colocar fim aos contratos temporários de trabalho que provocam alta rotatividade na categoria em todo o País, baixando o salário de quem ingressa na profissão.