Indústria fecha janeiro com atividade em alta
Nos dados que devem ser divulgados amanhã (4), o licenciamento de automóveis de janeiro vai indicar um volume 6% superior ao do mesmo mês de 2009
Um conjunto de fatores positivos ajudou a indústria a iniciar 2010 com aumento de produção e vendas. A base fraca de comparação, a necessidade de repor estoques, a demanda ainda aquecida, o aumento do salário mínimo e as obras de infraestrutura estão entre as razões que explicam vendas entre 5% e 40% maiores da indústria no mercado interno em janeiro na comparação com igual período do ano passado, auge dos efeitos recessivos da crise econômica. A exportação ainda sem sinais de retomada é a principal razão para que em alguns setores a produção siga deprimida.
Depois de registrar uma queda de 32% em janeiro de 2009, o setor de distribuição de aço festeja o forte começo de 2010. O presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, estima que o segmento tenha vendido cerca de 315 mil toneladas em janeiro, 43% acima do mesmo mês de 2009. A West Coast, fabricante de calçados, iniciou o mês planejando vendas 8% maiores, mas encerrou janeiro com um aumento de 15% no número de pares entregues no mercado interno. O percentual foi o mesmo obtido pela Fabrimar na venda de metais sanitários, enquanto a Samsung registrou alta de mais de 40% na venda de televisores de LCD, um movimento que a empresa ainda não credita à Copa do Mundo.
Nos dados que devem ser divulgados amanhã (40), o licenciamento de automóveis de janeiro vai indicar um volume 6% superior ao do mesmo mês de 2009, mas 27% inferior ao de dezembro. Depois de beneficiada pela redução de IPI ao longo do ano passado, a produção de automóveis já recuou em dezembro, uma das razões que explicam a queda de 0,3% na produção industrial de dezembro sobre novembro, na série com ajuste sazonal do IBGE. A pesquisa, porém, mostrou alta de 1% na produção de intermediários na mesma comparação, sinal de que a indústria encerrou 2009 comprando matérias-primas para garantir a produção no começo de 2010.
Agências