Indústria gera 100 mil postos de trabalho em agosto, diz IBGE
A indústria gerou 100 mil novos postos de trabalho em agosto no país, principalmente nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, com 35 mil novos trabalhadores no segmento, e Rio de Janeiro e Porto Alegre, ambos com 23 mil novos postos de trabalho, segundo a Pesquisa Mensal de Empregos (PME), divulgada nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
saiba mais
Para Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, esses números tiveram forte influência na taxa de desocupação de agosto, de 5,3%, que é a menor de 2012 e a menor para um mês de agosto desde o início da Pesquisa Mensal de Empregos (PME), em 2002.
A comparação com a taxa de 5,4% de julho mostra uma estabilidade no emprego, segundo Cimar, e indica o início da recuperação da indústria no país. “O mercado está aquecido, com certeza, e está dando conta de gerar emprego”, disse.
Segundo Cimar, dados dos primeiros oito meses do ano (na média de janeiro a agosto) mostram três recordes na série histórica da pesquisa: a menor média na taxa de desocupação (5,7%), a maior média no nível de ocupação (53,8%), e o maior rendimento médio (R$ 1.744, 15).
Em relação a agosto de 2011, o número de carteiras de trabalho assinadas cresceu 3,2%, o que significa mais 356 mil postos de trabalho, explicou Cimar.
Do G1