Indústria negocia prorrogação do IPI reduzido para linha branca
O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, começou a negociar com o governo nova prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens da linha branca, como fogão, geladeira e máquina de lavar. O prazo em vigor termina no fim deste mês. “Este foi o primeiro contato”, afirmou Kiçula, após reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.
O governo anunciou em dezembro a redução do IPI da linha branca. O benefício, que terminava em março, foi prorrogado até o fim de junho. Segundo Kiçula, o governo solicitou um estudo sobre o impacto do tributo reduzido para o aumento das vendas e não confirmou se vai ou não atender o pleito do setor. Nova reunião será agendada para tratar do tema.
Kiçula ressaltou que as vendas do setor apresentaram crescimento entre 5% e 10% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011. Em abril, no entanto, houve diminuição de 5% nas vendas, o que, segundo o presidente da Eletros, pode estar relacionado à antecipação de compras, pois o prazo do IPI reduzido terminaria em março. Em maio, no entanto, houve recuperação e as vendas cresceram em média 5%.
Do Valor Econômico