Indústria: Produção aumenta em todo o País

A produção industrial cresceu em todas as 14 regiões do País em agosto. Foi o sexto mês seguido de desempenho positivo segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O destaque ficou com Santa Catarina, com aumento de 20% em relação a agosto do ano passado. São Paulo veio a seguir com 19,8% e, em terceiro lugar, veio o Amazonas, com 14%.

Na semana passada, o IBGE havia apurado crescimento na atividade de toda a indústria brasileira. Em relação a agosto do ano passado, a expansão em todo o País chegou a 13%. No acumulado deste ano, atingiu 9%.

Segundo o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, o crescimento é consistente porque a base de comparação começou a se fortalecer. Em 2003, a indústria não teve um bom desempenho no primeiro semestre. Só em agosto começou a reagir.

E a comparação é feita agora a partir daqueles resultados. Dado importante do levantamento é que desde o segundo semestre do ano passado o crescimento se mostra constante. É a primeira vez que o IBGE registra esse comportamento positivo desde o início do Real, em 1994.