IndustriALL-Brasil apresenta plano pela reindustrialização do país e geração de empregos de qualidade
A IndustriALL-Brasil realizou na última quarta-feira, 14, o seminário “Futuro da Indústria: Desafios da Política Industrial”, na sede da CUT, no centro da capital paulista. Os resultados e diagnósticos da série de seminários regionais feitos pelo país serão apresentados hoje, também em São Paulo.
O debate em São Paulo contou com a participação de dirigentes sindicais e trabalhadores dos mais diferentes setores da indústria. Na ocasião foi apresentado o Plano Indústria 10+, que busca a articulação das políticas públicas de desenvolvimento produtivo com a promoção da indústria nacional e geração de empregos de qualidade. O conjunto de diretrizes tem sido discutido por dirigentes sindicais em vários estados do Brasil.
O diretor executivo do Sindicato e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou que é necessário levar em conta as particularidades de cada região brasileira ao pensar uma política industrial.
“No sul do país, por exemplo, há uma presença muito maior de empresas nacionais, as cadeias produtivas são organizadas de outra forma. Já o centro-oeste tem um problema enorme de infraestrutura, logística e formação profissional. Por isso é importante ouvir um pouco sobre a realidade de cada estado para poder conectar melhor esse plano que estamos desenvolvendo”.
Grupos de discussão
O debate também contou com contribuições de Grupos de Trabalho (GTs) organizados durante o seminário.
A partir dos GTs, os dirigentes apontaram a dificuldade na busca de mão de obra qualificada, alinhada às baixas remunerações, a importância de envolver e conscientizar os empresários sobre o debate, a necessidade de pautar a questão da transição justa com foco na sustentabilidade, a mobilidade urbana e a discussão do planejamento territorial.
A série de seminários ocorre em parceria com a SASK (Suomen Ammattiliittojen Solidaarisuuskeskus) e a IndustriALL Global Union.