IndustriALL quer intensificar campanha contra o trabalho precário
Foi encerrada nesta quinta-feira (13), em Genebra (Suiça), a reunião do Comitê Executivo da IndustriALL Global Union, a federação internacional dos trabalhadores das indústrias metalúrgicas, químicas e têxteis. O secretário geral e de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, João Cayres, esteve presente no encontro, que começou ontem (12), na condição de diretor executivo da IndustriALL. Do Brasil, também participou Sérgio Novais, dirigente da Confederação Nacional dos Químicos, que é membro do comitê de finanças da entidade internacional.
Estas reuniões são semestrais e delas participam 64 sindicalistas que compõem a executiva da IndustriALL. Durante estes dois dias, eles avaliaram as ações da entidade e suas campanhas mundiais, como a de combate ao trabalho precário.
“A partir do debate, a IndustriALL vai sugerir aos organismos internacionais do trabalho que seja definido um dia mundial de combate ao trabalho precário. Infelizmente, pelos relatos trazidos aqui, a precariedade ainda é presente na vida de trabalhadores de vários países. É o caso de Bangladesh, onde os trabalhadores têxteis recebem salários mensais de 39 dólares”, destacou João Cayres, informando que ficou decidida uma visita do secretário geral, Jirki Raina, àquele país para pedir ao governo providências para melhorar os salários e as condições de trabalho da categoria.
O direito à organização sindical também foi pauta do encontro e, mais uma vez, houve relatos sobre a repressão sofrida pelos trabalhadores. “Um dos casos discutidos foi o assassinato de 30 mineiros que participavam de uma greve na África do Sul, em agosto último. Outro é a violação aos direitos sindicais e as demissões que estão ocorrendo no Zimbábue”, disse Cayres. Ele ressaltou ainda outro relato dramático feito, sobre a situação dos mineiros no México, cujo presidente do sindicato está exilado em função de perseguição política.
A reunião do Comitê Executivo debateu também os acordos marcos internacionais e as redes sindicais, além dos trabalhos setoriais da IndustriALL, tais como o Automotivo, Naval, Metais Preciosos, Químico e Indústria Farmacêutica.
O próximo encontro do Comitê Executivo da IndustriALL está marcado para maio.
Da CNM/CUT