Indústrias brasileiras manterão investimentos em alta, afirma FGV
Foram consultadas 820 empresas de 24 estados, com faturamento conjunto de R$ 451 bilhões e participação de 23,6% nas exportações brasileiras
As indústrias brasileiras manterão os investimentos em alta no País. É o que revela a pesquisa Sondagem de Investimentos da Indústria, publicada na terça, dia 16, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O levantamento foi feito entre os dias 15 de abril e 29 de maio deste ano. Foram consultadas 820 empresas de 24 estados, com faturamento conjunto de R$ 451 bilhões e participação de 23,6% nas exportações brasileiras.
Metade delas apontou incertezas sobre a demanda como principal entrave ao aumento de seus investimentos. Esse universo é o maior da série histórica desde 2004, segundo destaca nota da FGV.
Segundo a FGV, a evolução dos investimentos das indústrias brasileiras país acompanha o mesmo modelo adotado pela Comunidade Europeia. “As previsões são otimistas. Isso porque, mesmo diante das incertezas, as indústrias pretendem continuar aumentando os investimentos em 7,8%, na média das consultadas. O crescimento será, entretanto, mais modesto que o de 2008, quando foi registrada expansão de 16% sobre 2007”, frisou o estudo da FGV.
Da FGV