Inflação do Carro tem alta de 0,65% em setembro

A Inflação do Carro da Agência AutoInforme teve alta de 0,65% em setembro, depois de uma leve deflação (- 0,28%) no mês anterior. Os combustíveis continuam pressionando o índice para cima, mas outros itens estão registrando altas expressivas este ano.

Com o preço dos combustíveis nas alturas (etanol e gasolina juntos já subiram 11,57% de janeiro a setembro), o motorista está pagando na média 6,57% mais caro para andar e fazer a manutenção do carro este ano.

Mas alguns itens tiveram altas maiores, como o serviço de estacionamento, com aumento de 14,3%, o seguro (+ 11,69%) e o jogo de velas, que subiu 17,01% nos nove primeiros meses do ano.

Diferentemente dos anos anteriores o preço do etanol se está mantendo em nível elevado mesmo no período da safra, o que desestimula o consumidor, que prefere abastecer com gasolina.

A Inflação do Carro só não está maior graças a alguns itens da cesta de produtos e serviços que tiveram queda no preço.

É o caso dos pneus, que tiveram leve queda no preço, ficando 0,47% mais baratos. Uma lavagem simples do carro também está custando menos, -8,5% em relação ao preço pago em dezembro do ano passado.

Em setembro o item que mais subiu foi o álcool, + 2,47%, seguido do estacionamento (+ 2,26%) e lavagem (+ 2,16%).

Lona de freio (-0,72%), balanceamento (-0,59%) e correia dentada (- 4,86%) foram os itens que mais caíram no mês.

A pesquisa da Agência AutoInforme detectou uma diferença muito grande nos preços entre um estabelecimento e outro, por isso aqui vai o alerta: antes de comprar a peça ou fazer o serviço, consulte vários fornecedores para buscar o menor preço.

Itens que mais subiram
Setembro/2011

Itens Variação %  acumulado %
Álcool 2,47 12,94
Estacionamento p/ 2 horas 2,26 14,29
Lavagem completa 2,16 0,27
Cambagem 1,96 1,74

Itens que mais caíram
Setembro/2011

Itens Variação %  acumulado %
Lona de freio -0,72 1,85
Balanceamento -0,59 3,08
Correia dentada -0,55 4,86

Da Agência Auto Informe