Informação é arma para combater o preconceito

Palestra de Sérgio derruba mitos sobre deficiência

Informação. Essa é uma das mais importantes armas das pessoas com deficiência para vencer o preconceito. E é para disseminar informação que a Comissão dos Metalúrgicos com Deficiência vem participando de Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (Sipats) nas fábricas da base.

“Existem mitos que cercam as pessoas com deficiência e alguns deles são abordados em nossas palestras, como a ideia errônea de que a deficiência é fruto de herança familiar”, afirma Sérgio Pereira, coordenador da Comissão e membro do CSE na Federal Mogul.

Segundo ele, as defi- ciências não são hereditárias, são sequelas de síndromes e doenças, além da falta de saneamento básico, assistência pré-natal, acidentes e violência urbana.

“O principal para garantir a inclusão das pessoas com deficiência passa também por atitudes simples, pois muitas pessoas ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência, já que todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante da diferença”, observou. “A fórmula básica para diminuir o preconceito é a convivência e informação correta”, completou Sérgio Pereira.

Semana é de luta
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência será nesta quinta-feira, 3 de dezembro, e é promovido pelas Nações Unidas desde 1998. O objetivo é promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

A data serve ainda para conscientizar a todos sobre os benefícios da integração das pessoas com deficiência na vida política, social, econômica e cultural.