Infraestrutura de recarga no Brasil já atende 25% dos municípios

Carregadores rápidos (DC) representam 16% do total desses equipamentos no país

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) destaca que, em fevereiro, o número de eletropostos no Brasil alcançou um avanço significativo, totalizando 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos. Há três meses, em novembro de 2024, o país contava com 12.137 pontos de recarga. Comparando com os números de 2025, o volume representa um crescimento de 22% na infraestrutura – o que impulsiona o processo de eletromobilidade.

A expansão da infraestrutura acompanha o aumento da participação dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no mercado e sua disseminação pelo interior do país. Atualmente, a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil soma 208.344 unidades, resultando em um índice de 14 veículos por eletroposto.

Atualmente, 1.363 municípios brasileiros contam com eletropostos. Em novembro de 2024, esse número era de 1.263, indicando um crescimento de 8% na oferta de pontos de recarga, sejam eles lentos ou rápidos. Esse avanço fortalece a autonomia e a confiança dos usuários de veículos elétricos e híbridos plug-in.

O crescimento é especialmente notável no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da eletromobilidade por todas as regiões brasileiras e inclui também o processo de interiorização da infraestrutura de recarga. Dos 14.827 eletropostos existentes, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto 16% (2.430) são carregadores rápidos (DC). Em relação a novembro de 2024, o crescimento dos carregadores rápidos superou o dos carregadores lentos, reforçando a evolução da mobilidade elétrica no país.

Do InsideEVS