Infraestrutura e poder aquisitivo ainda limitam elétricos na Europa

Em metade dos países do bloco participação não passa de 9%

Principal mercado global ao lado da China, a União Europeia (UE) ainda não reúne, uniformemente, as melhores condições para a difusão mais intensa dos veículos elétricos e eletrificados recarregáveis. Ao menos é essa a análise da ACEA, a associação dos fabricantes europeus de automóveis, após contabilizar os números de vendas desses veículos em 2022 nos 27 países do bloco econômico.

Segundo a entidade, apesar dos esforços legislativos para reduzir as emissões de CO2 dos veículos, “existe uma notável falta de iniciativas tanto no nível da UE como nos níveis nacionais para acelerar a entrada no mercado de modelos recarregáveis”. Os fabricantes europeus identificam a falta de incentivos financeiros e tributários, em especial nos países onde o poder de consumo é menor, e a infraestrutura de carregamento ainda insuficiente como fatores que agravam as disparidades de vendas e participação de elétricos entre os diversos países da região.

Em 2022, modelos elétricos e híbridos recarregáveis, os chamados plug-in (PHEV), representaram 21,6% dos carros novos matriculados na UE, mas tiveram apenas 9% ou menos da participação de mercado em mais da metade dos estados membros da UE. São países principalmente da Europa Central, Oriental e Meridional, onde a renda per capita é de cerca de € 13 mil ou menos.

Na Eslováquia, com renda calculada próxima de € 11 mil, esses veículos somaram apenas 3,7% de todos os licenciamentos, índice próximo da República Tcheca (3,9% e € 13,9 mil) e da Bulgária (4% e € 7,3 mil). Na Polônia e Croácia, onde o rendimento médio está entre €10,4 mil e €10,7 mil a fatia foi ligeiramente maior, 5%. A contrapartida está em países da Europa do Norte e Ocidental, cujo rendimento líquido médio excede os € 32 mil. É o caso, em especial, da Suécia. Lá a renda na per capita é da ordem de € 35,5 mil e os veículos elétricos já representam por mais da metade dos licenciamentos, 56,1%.

Do AutoIndústria