Iniciamos o ano com uma meta ambiciosa

Iniciamos o ano com uma meta ambiciosa: desenvolver um  projeto de formação sindical que amplie bastante o leque de cursos para militantes e dirigentes e que, ao mesmo tempo, abra novas perspectivas para a carreira profissional dos metalúrgicos do ABC.

A proposta contém vários elementos inovadores. Primeiro, diversifica a oferta de cursos, levando em conta as características de diferentes públicos. Para aqueles que ainda têm pouco contato com a vida sindical serão oferecidas atividades de sensibilização, de curta duração, com o objetivo de mostrar-lhes o papel que o Sindicato desempenha na luta por melhorias nas condições de trabalho e de vida aos trabalhadores.

Para aqueles que em decorrência da precariedade da rede formal de ensino continuam tendo dificuldade com leitura e compreensão de texto, assim como de se expressar em público, oferecemos um curso de comunicação e expressão. As dificuldades deles serão superadas gradativamente, na medida em que os participantes desenvolvem o domínio de outros meios de comunicação, como o rádio, o teatro e a imprensa.

Política

Num ano de significativas mudanças no cenário político no continente sul-americano, militantes e dirigentes terão acesso a um programa de formação política, com foco nos desafios históricos e atuais dos partidos de esquerda na América Latina e no Brasil.

Tendo em vista ampliar o leque de possibilidades na carreira  de militantes e dirigentes, também teremos um programa de formação, de longa duração, em nove diferentes áreas. Ao final da trajetória de formação, os participantes obterão certificado de qualificação técnica de nível médio. Assim, terão novas perspectivas de trabalho profissional e de ingresso no ensino superior.

Além de formar militantes e dirigentes, com estas iniciativas o Sindicato espera obter o reconhecimento público para este ousado projeto. O desafio, como se vê, é enorme.