Inovar-Auto anima setor de caminhões

Novo Regime Automotivo, implantado pelo governo federal este ano depois de muita luta dos Metalúrgicos do ABC, já beneficia trabalhadores e produção


Fotos: Divulgação

O Inovar-Auto, novo Regime Automotivo que entrou em vigor no início do ano, já traz reflexos positivos na produção de caminhões em empresas da base, como a Mercedes-Benz, a Scania e a Ford.

Isto acontece porque o governo federal determinou que as indústrias do setor automotivo estarão autorizadas a funcionar apenas se estiverem inscritas no Inovar-Auto. E para fazer a inscrição é necessário o cumprimento de uma série de regulamentos que incentivam a produção nacional.

Na Mercedes, por exemplo, as normas exigidas para a habilitação da montadora elevaram em cinco mil unidades a produção de motores para o caminhão Actroz na planta de São Bernardo.

Os dois modelos são montados na fábrica da Mercedes em Juiz de Fora (MG) e receberiam motores vindos da Alemanha. O Inovar-Auto, no entanto, determina um índice maior de nacionalização e para atingir a meta exigida a montadora decidiu aumentar a produção no ABC.

“Os dois caminhões foram adaptados para receber o motor que é produzido São Bernardo”, explicou Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato e membro do CSE na Mercedes.

“Essa mudança provocou um aumento na demanda do produto, que significa a garantia de aproximadamente 350 postos de trabalho”, continuou. “E o impacto será ainda maior”, comemorou.

Segundo ele, a fábrica de São Bernardo ainda fornecerá todos os agregados para a montagem dos caminhões na cidade mineira –além do motor, o eixo, o câmbio e peças estampadas.

O dirigente lembrou que o Sindicato teve um papel fundamental na construção de uma política pública de desenvolvimento da produção nacional, que, ao mesmo tempo, garantisse os postos de trabalho.

Na Scania, produção sobe e empresa pode contratar
A intensa negociação entre Sindicato e empresa, além das ações do governo federal, garantiram no ano passado os empregos e a produção de caminhões na Scania, em São Bernardo, e prepararam o terreno para o atual aumento de produção na montadora.

Vânio Guedes, coordenador geral do SUR, avalia ainda que a entrada em vigor do novo Regime Automotivo, o Inovar Auto, já alcançou alguns de seus objetivos, pois está estimulando a cadeia produtiva como um todo.

“Existe uma programação para trabalhar sábados adicionais até junho para dar conta da demanda”, disse Vânio. “Desde o final de 2012, a produção aumentou mais de 20%”, prosseguiu o dirigente.

Junto com o aumento de produção, houve também a efetivação de trabalhadores que tinham contrato por tempo determinado e empresa garantiu que novas contratações podem ocorrer.

“Hoje os companheiros estão colhendo os frutos da luta de anos anteriores que conquistou acordos de investimento para a fábrica em São Bernardo, mesmo em épocas de crise”, finalizou Vânio.

Crescimento traz otimismo na Ford
A entrada em vigor do Inovar Auto e a recuperação do mercado de caminhões chegou também à Ford de São Bernardo. “Em 2012, ficamos várias vezes em jornada reduzida de quatro dias. No começo deste ano, porém, a jornada de trabalho já voltou ao normal”, contou Vagner Batista da Silva, o Vagnão, do CSE na montadora.

Com a fábrica funcionando na direção oposta a estagnação do ano passado, mudou também a expectativa dos companheiros para este ano, que passou a ser muito boa.

“Chegaram novos equipamentos e novas máquinas de alta tecnologia na linha e os trabalhadores estão sendo treinados para os novos modelos”, disse Vagnão.

Isto acontece porque neste ano os companheiros na Ford em São Bernardo vão produzir, além do novo Fiesta, um novo caminhão extrapesado, o Cargo.

Ainda não há previsão para o lançamento, mas a linha de produção já está sendo preparada para receber o produto.

O Cargo terá capacidade de tracionar até 56 toneladas e foi concebido em conjunto pela equipe de engenharia da Ford no Brasil e na Turquia.

*Texto corrigido em 5/2, às 10h57
Da Redação