Inox Tubos: Categoria inicia participação no Fome Zero
Começou ontem na Inox Tubos, empresa com 400 companheiros em Ribeirão Pires, a campanha dos metalúrgicos do ABC em benefício do Fome Zero.
A iniciativa foi definida no último sábado, em reunião da diretoria plena do Sindicato, e consiste na doação para o programa de 2% da PLR que a categoria conseguir.
No sábado, foi deliberado também que a proposta deverá ser votada em todas as fábricas que conquistassem a participação nos lucros. A idéia é saber se os companheiros concordam com o desconto. Foi o que aconteceu ontem na Inox.
Logo após a aprovação da PLR, os metalúrgicos votaram a contribuição ao Fome Zero.
Coube ao coordenador da Regional Santo André, João Martins Lima, o Tiziu, detalhar a proposta. aos trabalhadores. Ele aproveitou para avisar que os metalúrgicos do ABC ainda decidirão como os benefícios serão aplicados.
“Vocês saberão do que for ocorrendo através da Tribuna Metalúrgica”, informou o dirigente. Uma idéia para a destinação do dinheiro é a adoção de uma cidade que receberia benefícios como construção de cisternas, por exemplo.
PLR traz novidades – Tiziu apresentou também a proposta de PLR que traz três pontos não habituais nessa negociação. Primeiro: ela vale por dois anos. Em 2003 a participação será paga em duas parcelas: na primeira na quinzena de junho e na segunda quinzena de janeiro do ano seguinte. As mesmas datas valem para 2004.
Segundo: se a empresa alcançar lucro superior ao definido pelas metas, 20% da quantia será dividido entre o pessoal na Inox Tubos.
Terceiro: garante a participação de dois trabalhadores na comissão que acompanhará o cumprimento do acordo.