Inscrições do ENEM crescerão 14% e Pronatec terá 8 milhões de vagas
A estratégia para atingir duas metas para programas do MEC serão apresentadas pelo ministro Henrique Paim no Bom dia, Ministro, que vai ao ar na última quinta-feira (15), às 8h, com a participação de radialistas de todo o Brasil.
Após alcançar a segunda posição mundial em número de candidatos às universidades, com 7 milhões de inscritos em 2013, o MEC espera ter outros 8 milhões (14% a mais) neste ano. O outro objetivo é atingir 8 milhões de vagas no Pronatec. O Programa Nacional de Ensino Técnico deu, até o momento, oportunidade para 6,9 milhões de brasileiros se profissionalizarem e de melhorarem as condições de vida. O Pronatec oferece 646 cursos de formação inicial e continuada e 220 cursos técnicos, com investimento de R$14 bilhões, de 2011 a 2014.
A nota do Enem é pré-requisito para que os estudantes tenham acesso ao ensino superior. Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está substituindo o vestibular, a nota do Enem serve para obter bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil) – empréstimo a 3,4% de juros ao ano, subsidiado pelo governo federal. E, para os universitários participarem do Ciência sem Fronteiras, precisam ter tido ao menos 600 pontos no exame.
A prova serve também para selecionar os estudantes em cursos profissionalizantes em instituições de educação profissional e tecnológica. Na primeira edição, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertou 240 mil vagas. No primeiro semestre deste ano, a oferta foi ampliada em 20%, com 290 mil vagas em 122 cursos em cerca de 400 municípios.
Da Agência Brasil