INSS acaba com perícias terceirizadas
O INSS acabou com o serviço de perícia médica terceirizada. Desde a última segunda-feira, ela é feita apenas por peritos médicos da própria instituição. “Essa mudança é importante porque vai permitir ao INSS a padronização dos procedimentos, a aplicação de índices de qualidade e de produtividade na realização das perícias. Teremos um exame muito mais qualificado, e sobre os quais o INSS terá mais controle”, disse o presidente do INSS, Valdir Simão.
Para Mauro Soares, diretor do Sindicato, a medida atende a uma reivindicação dos trabalhadores, pois muitos dos médicos terceirizados prestavam também serviços para as empresas. “Criava-se uma relação promíscua e quem perdia era o trabalhador, que muitas vezes não tinha seus direitos reconhecidos”, disse Mauro.
O INSS garante que possui profissionais suficientes para substituir os 2.500 médicos terceirizados dispensados. Mesmo assim, o órgão vai promover concurso público para a contratação de mais 1.500 pessoas.
O diretor do Sindicato, disse que os trabalhadores devem ficar de olho para que não se crie um caos no atendimento. “Temos de ficar atentos e cobrar que o INSS tenha profissionais suficientes para manter o serviço”, afirmou Mauro.