Integração: Lula assume a presidência do Mercosul
O presidente Lula assumiu a presidência temporária do Mercosul para os próximos seis meses. Seu objetivo será estabelecer um plano estratégico para o bloco.
Ele recebeu o cargo do presidente argentino Néstor Kirchner, no encerramento da 30ª Cúpula do Mercosul, realizada na cidade de Córdoba, na Argentina.
“Não vamos pedir atestado ideológico de quem quiser negociar conosco, mas não abriremos mão de nossa soberania nem aceitaremos pressões para tomarmos nossas decisões”, disse Lula.
O presidente brasileiro pediu aos presidentes dos demais países que integram o bloco – Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela – que trabalhem no sentido de garantir que as políticas nacionais se articulem com o compromisso da integração.
“Para alcançar nossos propósitos, é indispensável contar com a disposição coletiva de avançar no nosso projeto de integração”, afirmou Lula.
O presidente de Cuba, Fidel Castro, participou como observador do encontro e aproveitou para assinar o primeiro tratado de cooperação econômica de seu país com o bloco.