Intercâmbio de Jovens Brasil X Alemanha – Jovens europeus têm mais oportunidades
“Os jovens aprendizes e estagiários na Alemanha têm mais oportunidades de efetivação. Em boa parte das empresas é grande o número de jovens trabalhando”, avaliou Joedes dos Santos Silva, almoxarife na Rolls Royce, depois de participar de intercâmbio de 23 dias na Alemanha e na Suécia.
O intercâmbio é promovido há mais de dez anos pelo IG Metall, o sindicato dos metalúrgicos alemães, em parceria com Confederação
Nacional dos Metalúrgicos da CUT, e serve para a troca de experiência, com os participantes conhecendo diferentes realidades. “Visitamos muitas empresas, conversamos com alguns membros da JuvenIntercâmbio para saber dos avanços, das formas de mobilização e de atuação na juventude sindical nas empresas e na sociedade”, comentou Joedes. Na Suécia, ele participou do Fórum Social Europeu, que discutiu os riscos e oportunidades para os jovens em conseqüência das crises no mercado financeiro. “Defendemos as políticas do governo Lula voltadas aos jovens, como o ProUni, e também levamos para o workshop o projeto biodiesel, que acreditamos ser um investimento que vai garantir o crescimento do País e abrir novos empregos e mais oportunidades aos jovens”, disse Joedes.
As iniciativas feitas pela juventude metalúrgica do nosso Sindicato, como o campeonato de game, foi muito elogiada pelos trabalhadores alemães, já que é uma boa maneira de atrair jovens e familiares para dentro do Sindicato.
Participaram do fórum trabalhadores jovens europeus, dos movimentos social e estudantil. “O intercâmbio valeu a pena, a gente expõe as idéias, ouve muitas opiniões e isso significa mais experiência e crescimento. Quem sai ganhando é o movimento sindical e a juventude metalúrgica do ABC”, concluiu Joedes.