Invasão chinesa: BYD e GWM chegam em peso ao mercado brasileiro
O mercado de automóveis está bastante movimentado com a chegada de modelos chineses ao Brasil. A invasão, aliás, provocou bastante alarde nos últimos meses por conta dos preços competitivos e novidades no mercado. A BYD, por exemplo, se destaca nesse quesito após a estreia do Dolphin, elétrico de entrada da marca que chegou ao País com preço de R$ 149.800. O modelo, inclusive, que conta com um motor elétrico de 95 cv, foi o elétrico mais vendido em agosto deste ano.
Mas não é só. A montadora já conta um portfólio consolidado no Brasil. Ao todo, são sete modelos, sendo que o hatch elétrico D1 tem foco nas vendas diretas e nos motoristas de aplicativo. Seja como for, alguns desses veículos vão ganhar produção nacional em breve na fábrica de Camaçari, na Bahia. As operações, aliás, têm previsão de início no 1° trimestre de 2025.
Outra marca que vem dando o que falar é a Great Wall Motors. Inicialmente, a marca lançou o SUV Haval H6 nas configurações híbrida e híbrida plug-in. O modelo, inclusive, chegou a superar o rival Toyota Corolla Cross nas vendas. Logo em seguida, a marca lançou o seu primeiro elétrico no Brasil, o ORA 03. O hatch de entrada da marca chegou ao País em duas versões para bater o Dolphin. Aliás, com tabela de R$ 150.000.
Por fim, também vale citar a Caoa Chery, que vem ocupando bastante espaço entre as marcas chinesas. Para se ter uma ideia, no mês de agosto, ela se destacou com 3.151 vendas de automóveis, mesmo não figurando nas primeiras posições do ranking. No portfólio, conta com modelos a combustão, híbridos e elétricos. Nessa linha, cabe citar o iCar, que teve uma redução de R$ 20 mil no mês passado. Dessa forma, custa R$ 119.990. Com esse abatimento, o modelo se tornou o elétrico mais barato do Brasil.
Do Jornal do Carro