Invasão chinesa? Mais seis marcas automotivas chegam ao Brasil este ano
A tão propalada invasão chinesa no mercado automotivo brasileiro ganha contornos relevantes este ano com a chegada de pelo menos mais seis marcas de automóveis e comerciais leves, ou seja, o número de empresas de lá atuando aqui vai simplesmente dobrar. Já vendem eletrificados chineses no Brasil as empresas Caoa Chery, BYD, GWM, Neta, Zeekr e JAC. A primeira dessa lista produz localmente em Goiás e as duas que vêm na sequência têm planos de iniciar operações fabris ainda este ano.
As que estão chegando são a SAIC, com a marca MG, GAC, Geely, Leapmotor, Omeda & Jaecoo e a Foton, que já atua com caminhões, mas só este ano entra no segmento de leves, com as picapes Tunland. Além dessas seis, tem também o anúncio da General Motors de que inicia no final do ano a venda do Chevrolet Spark, compacto elétrico produzido na China pela Baojun, fruto de joint-venture entre a GM e a SAIC-Motor.
Para mostrar os novos contornos dessa efetiva invasão, a revista Quatro Rodas promoveu na terça-feira, 25, na capital paulista, o Fórum Direções Quatro Rodas – Conexão Brasil China, reunindo oito marcas chinesas e consultores para debater três temas: As marcas chinesas e os planos para o mercado brasileiro, Carro chinês é confiável e As marcas chinesas e a transformação da indústria brasileira.
O primeiro bloco reuniu marcas recém-chegadas e as que estão para iniciar operações aqui. O segundo bloco reuniu o head de Produto da BYD, Marcelo Albino, o diretor de Assuntos Institucionais da GWM, Ricardo Bastos, o head de pós-venda da Omoda & Jaecoo, e o sócio diretor da Future Brand SP, Fillippo Vidal. Participaram do último painel o CEO da Jac Motors, Sérgio Habib, o VP América Latina da Leapmotor (Stellantis), Fernando Varela, e os consultores Oswaldo Ramos e Milad Kalume Neto.
Do InsideEVs