Inverno e vitaminas
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

Escrever sobre vitaminas é colocar a mão em vespeiro. Toda hora alguém publica alguma bobagem sobre o assunto, o que torna cada vez mais difícil ensinar corretamente.
Vitaminas são moduladores metabólicos: regulam outras atividades biológicas. São como válvulas em circuitos interdependentes. Você pode aumentar a entrada de combustível no motor, mas, em certo ponto, acaba “afogando” o sistema.
A vitamina D pode ser D2 (ergocalciferol) ou D3 (colecalciferol), sendo que a segunda é proveniente do óleo de fígado de peixe, e a primeira, de vegetais — geralmente comercializada em cápsulas.
Trata-se, na verdade, de um pró-hormônio com diversos metabólitos ativos que atuam como hormônios. A vitamina D é metabolizada no fígado em 25(OH)D, que, por sua vez, é convertida nos rins em 1,25-di-hidroxivitamina D. Ambas as formas apresentam atividade metabólica, e sua conversão é regulada pelas próprias concentrações, além dos níveis de hormônio paratireoideano (PTH), cálcio e fosfato no sangue.
O mais importante, e isso todo mundo precisa saber, é que a vitamina D é convertida em sua forma ativa na pele, sob a ação da luz solar. No inverno, há menos exposição solar, o que torna essencial a prática do “banho de sol”. Envelhecimento e pele escura também reduzem a produção da forma ativa da vitamina.
Em vários países, o leite e outros alimentos são suplementados com vitamina D. O leite humano é pobre nesse nutriente, por isso recomenda-se a suplementação para lactentes.
No adulto, o excesso de vitamina D pode causar poliúria (urinar em excesso), noctúria (acordar à noite apenas para urinar), sede excessiva, fraqueza muscular e agravamento de cálculos renais.
Infelizmente, como explicado, não é difícil haver deficiência dessa vitamina — o que é uma alegria para vendedores e nutricionistas. Um estudo global observou insuficiência (níveis abaixo do ideal) em diversas partes do mundo, mas o Sul da Ásia e o Oriente Médio apresentaram níveis realmente patológicos (associados à hipovitaminose).
Nossa dieta é bastante rica e equilibrada. Só está faltando o banho de sol.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente