Investimento da Toyota no Brasil chega em momento de produção e vendas menores

Montadora passa por fase de forte transformação no país, com fechamento de fábrica e desenvolvimento de novos modelos

O anúncio de investimento no país, e a possibilidade de produzir novos modelos para o mercado brasileiro, representam a injeção de ânimo que a Toyota precisa para se fortalecer na região. De acordo com balanço divulgado na quinta-feira, 28, os números da companhia em termos produtivos e comerciais estão aquém dos tempos áureos. No ano passado, a Toyota produziu 5,3% menos do que em 2022. Saíram das linhas de Sorocaba e Indaiatuba, no interior paulista, 212,3 mil veículos.

O resultado interrompe um processo de crescimento que vinha sendo registrado pela montadora desde 2019. O perfil de queda seguiu no primeiro bimestre do ano, com uma produção 12% menor, com pouco mais de 29 mil unidades. As vendas da Toyota realizadas no Brasil no comparativo 2023-2022 cresceram 1,5%: 194,5 mil unidades. Por outro lado, houve queda de 3,3% no primeiro bimestre de 2024, com 24,3 mil unidades licenciadas. Afora questões ligadas ao mercado doméstico, como acesso ao crédito e financiamento, o processo de transição pelo qual passa a fabricante reflete no seu desempenho.

O fechamento da fábrica de Indaiatuba, onde é produzido o Corolla, de alguma maneira deve influenciar no ritmo produtivo da empresa, ainda que ele ocorra de forma gradual até 2025. A oferta reduzida também deve influenciar nos números de vendas apresentados. Se por um lado a montadora tem um público cativo para o Corolla em todas as suas versões, por outro, a oferta reduzida na comparação com outras montadoras inibe o crescimento das vendas.

Em linhas gerais, a Toyota não tem produto para brigar em segmentos que, hoje, proporcionam volumes interessantes no Brasil. E naqueles onde a empresa estava mais confortável, a concorrência ficou mais acirrada com a chegada de lançamentos de competidores rivais. A fabricante, no entanto, parece estar atenta ao cenário. Tanto que o seu próximo ciclo de investimentos envolve a produção de uma picape média compacta e, também, um novo SUV compacto, baseado no Yaris Cross tailandês. Ambos com motorização híbrida flex.

Do Automotive Business