Investimento da ZF valoriza região como polo da indústria automotiva

Rafael, Ribamar, Arrepiado e Morcegão durante visita à planta de São Bernardo

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, elogiou a decisão da matriz da ZF, na Alemanha, por escolher São Bernardo como uma das cidades que receberão investimentos com a reestruturação da empresa, que acontecerá em todo o mundo.

“Ao destinar novas linhas para a fábrica no ABC, a autopeças comprova que a região mantém seu potencial de grande polo da indústria automotiva no País”, afirmou Rafael.

Para reforçar suas palavras, ele lembrou que o site da empresa alemã reconhece o rápido desenvolvimento do Brasil e destaca a importância do País como o quarto maior mercado automotivo do planeta.

“Eles afirmam, oficialmente, que nosso País tem um papel especial para a ZF. Afinal, aqui foi o primeiro local em que a empresa produziu fora da Alemanha, com uma unidade inaugurada há 56 anos”, prosseguiu o dirigente.

De acordo com Rafael, o investimento em São Bernardo abriu a possibilidade de negociação de novas contratações na empresa, que culminaram em um acordo negociado pelo coordenador do Sindicato na cidade, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, e o coordenador do CSE na fábrica, Paulo Márcio Nogueira, o Arrepiado.

Após a assinatura do acordo, o presidente do Sindicato e os dois coordenadores visitaram a fábrica da ZF para conhecer o espaço que está sendo preparado para receber as novas linhas.

 “Além de maquinário mais moderno, a empresa também está investindo em tecnologia, o que vai ao encontro do que defendemos para o futuro do setor”, salientou Morcegão.

“O novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, incentiva as montadoras a utilizarem peças produzidas no Brasil.

Por isso as fornecedoras têm  que estar prontas para atender esse aumento de demanda”, alertou Morcegão (leia mais nesta página).

O acordo assinado com o Sindicato também foi comemorado por Arrepiado. “Quando a empresa está contratando o ambiente é outro. O trabalhador fica mais otimista e se sente mais seguro no chão de fábrica”, concluiu.

A ZF de São Bernardo conta com mais de mil trabalhadores na produção de embreagens para veículos leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.

Arrepiado adiantou que aproveitará sua participação no próximo encontro mundial da ZF, que acontecerá na Alemanha ainda neste ano, para discutir a vinda de investimentos e novos produtos ao Brasil para dar continuidade a este processo.

Investimento em tecnologia vai determinar futuro das autopeças

Para o coordenador de São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, os recentes investimentos feitos por autopeças da região, como já aconteceu também na Kostal, serão fundamentais para garantir o futuro e o crescimento do setor no ABC.

“O novo Regime Automotivo, o Inovar- Auto, em vigor desde o ano passado, é uma política de incentivo fiscal para as montadoras, mas atinge toda a cadeia do setor automotivo”, explicou.

Segundo ele, para que as empresas sejam beneficiadas pelo Inovar-Auto, entre outras exigências, está a ampliação da utilização de peças produzidas no Brasil na fabricação e montagem de veículos.

“Com isso, as autopeças que abastecerão este mercado devem investir e modernizar suas fábricas para que possam atender este segmento cada vez mais globalizado”, destacou Morcegão.

Segundo ele, estes investimentos também poderão receber incentivos como o das montadoras. “Essa é a luta do Sindicato, para que o governo federal desonere as autopeças que destinarem recursos para modernização e desenvolvimento tecnológico com o Inovar-Peças”, finalizou.

Redação