Investimentos no setor auto em 2009 superam os de 2008

Dados do Banco Central apontam crescimento de 134,2% nos investimentos estrangeiros no Brasil destinados ao setor automotivo no acumulado de janeiro a julho ante o mesmo período do ano passado

Apesar da crise, que barrou muitas linhas de crédito no País, o setor automotivo tem mantido elevado nível de investimentos em 2009. Uma das explicações de analistas é a de que muitas das estratégias de expansão de produção, e mesmo de atualização tecnológica, foram definidas meses antes da crise para períodos de dois, três anos.

Dados do Banco Central apontam crescimento de 134,2% nos investimentos estrangeiros no Brasil destinados ao setor automotivo no acumulado de janeiro a julho ante o mesmo período do ano passado, para cerca de R$ 3,6 bilhões, de um total aplicado no setor industrial de R$ 28,2 bilhões.

No caso das fabricantes de veículos, nenhum dos investimentos anunciados no período pré-crise foi suspenso embora Jackson Schneider, presidente da Anfavea, afirme que houve casos de postergação dos planos de algumas empresas.

Alguns analistas afirmam que são mesmo as fabricantes as detentoras da maior parte desses recursos na medida em que muitas das produtoras de autopeças, principalmente as nacionais, não tiveram como captar recursos no mercado nesse período.

Da Autodata